Desenvolvimento de um simulador para modelos híbridos multi-escala do sistema imune

Prof.: Alexandre Bittencourt Pigozzo

O objetivo deste projeto é desenvolver um simulador que dê suporte à simulação de modelos que são uma combinação de autômatos celulares, EDOs e EDPs. As EDOs serão utilizadas para modelar processos intracelulares, os autômatos vão modelar processos no nível celular e as EDPs vão modelar processos no nível de um tecido ou órgão. A motivação é permitir a construção de modelos multiescala que são modelos cujo os processos ocorrem em diferentes escalas de espaço e tempo. Por exemplo, as diferentes escalas espaciais podem compreender micrômetros, milímetros e centímetros com processos ocorrendo nessas escalas durante milisegundos, segundos, minutos ou horas. O simulador irá fornecer diversos recursos e funções para facilitar a criação, simulação e visualização dos modelos híbridos multiescala. Espera-se que o simulador possa auxiliar pesquisadores de diferentes áreas a construir modelos complexos da resposta imune e a utilizá-los para a compreensão de vários processos e mecanismos presentes nas respostas imunes.

Ao final da execução do projeto, espera-se que o aluno tenha aprendido os principais conceitos sobre o sistema imune e sobre os modelos matemáticos e computacionais utilizados, que o aluno saiba construir interfaces gráficas, trabalhar com grafos, matrizes e outras estruturas (nas linguagens Python, C, C++ e Cuda). Além disso, que o aluno desenvolva a capacidade de leitura e escrita de artigos científicos.