Prof.: Alexandre Bittencourt Pigozzo
O objetivo deste projeto é desenvolver e validar modelos da resposta imune às infecções bacterianas. As contribuições esperadas com este trabalho são as seguintes:
- Desenvolvimento de diversos tipos de modelos da resposta imune às infecções bacterianas.
- Aplicação dos modelos desenvolvidos no estudo de características e comportamentos durante a resposta imune à bactérias como, por exemplo, Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae, Escheria coli e Helicobacter pylori.
- Validação qualitativa dos modelos comparando com dados e conhecimentos disponíveis na literatura mais recente.
- Quando houver disponibilidade de dados, será realizada uma validação quantitativa dos modelos de EDOs e EDPs.
Espera-se que os modelos desenvolvidos contribuam com o avanço no conhecimento sobre a resposta imune às infecções bacterianas ajudando a elucidar as características das respostas em diferentes cenários (infecção resolvida, infecção resolvida mas com dano tecidual associado ou infecção persistente), ajudando a entender as funções de várias células e moléculas durante as respostas imunes.
Ao final da execução do projeto, espera-se que o aluno tenha aprendido os principais conceitos sobre o sistema imune e sobre os modelos matemáticos e computacionais utilizados, que o aluno saiba construir, implementar (nas linguagens Python, C, C++ e Cuda) e analisar os resultados de modelos de EDOs, EDPs, estocásticos e ACs, e que o aluno desenvolva a capacidade de leitura e escrita de artigos científicos.