Desenvolvimento e validação de modelos da resposta imune à infecções virais

Prof.: Alexandre Bittencourt Pigozzo

O objetivo deste projeto é desenvolver e validar modelos da resposta imune às infecções virais. As contribuições esperadas com este trabalho são as seguintes:

• Desenvolvimento de diversos tipos de modelos da resposta imune às infecções virais.
  • Aplicação dos modelos desenvolvidos no estudo de características e comportamentos durante a resposta imune ao SARS-CoV-2, ao vírus da Influenza H1N1 e ao vírus da Dengue.
  • Validação qualitativa dos modelos comparando com dados e conhecimentos disponíveis na literatura mais recente.
  • Quando houver disponibilidade de dados, será realizada uma validação quantitativa dos modelos de EDOs e EDPs.

Espera-se que os modelos desenvolvidos contribuam com o avanço no conhecimento sobre a resposta imune às infecções virais ajudando a elucidar as características das respostas em diferentes cenários (infecção resolvida, infecção resolvida mas com dano tecidual associado ou infecção persistente), ajudando a entender as funções de várias células e moléculas durante as respostas imunes.

Ao final da execução do projeto, espera-se que o aluno tenha aprendido os principais conceitos sobre o sistema imune, que o aluno saiba construir, implementar (nas linguagens Python, C, C++ e Cuda) e analisar os resultados de modelos de EDOs, EDPs, estocásticos e ACs, e que o aluno desenvolva a capacidade de leitura e escrita de artigos científicos.

Campus Tancredo de Almeida Neves CTAN - Prédio da Computação - Sala 3.01A

Rodovia BR-494, Vila São Paulo (Fábricas) - CEP: 36301-360 - São João del-Rei/MG

dcomp@ufsj.edu.br

Cadastre seu e-mail e se mantenha informado sobre nossas atualizações.