Instalar Ubuntu

URL para download da ISO: https://ubuntu.com/download/desktop

INSTALANDO O UBUNTU

Quando a instalação do Ubuntu for inicializada, a primeira coisa que faço é passar o sistema para o meu idioma, no caso Português do Brasil.

Português do Brasil

Em seguida, clico direto em “Instalar Ubuntu”;

Instalar Ubuntu

Clico em “Continuar” sem modificar nada;

Continuar

No tipo de instalação, seleciono o método “Opção avançada”;

Opção avançada

Seleciono a partição livre que irá receber o Ubuntu; clico no sinal de mais “+” para adicionar uma nova partição;

Selecione o espaço livre (a partição que irá receber o Ubuntu)

Crio uma nova partição “swap”. Esse tipo de partição é como um arquivo de troca, onde partes do sistema ocuparam esse espaço quando a memória do computador acabar, ou quando o seu computador hibernar (de modo bastante resumido). Normalmente, o pessoal fala que você deve adicionar uma partição swap contendo o dobro do tamanho da memória do computador, ou pelo menos o mesmo tamanho. Por exemplo, se o computador tem 3GB de memória, você criaria uma partição swap de 6GB, ou no mínimo 3GB.

Isso não é uma regra, por exemplo, se você tiver um computador com 16GB de memória e sabe que nunca chega a utilizar nem um terço disso, não precisa de uma partição swap tão grande.

Tudo vai depender do que você precisa.

Particularmente, sempre crio uma partição swap no mesmo tamanho da memória RAM do computador. Nunca tive problemas com isso.

Partição SWAP

Novamente, selecione o espaço que sobrou e clique no sinal de “+”;

Novamente, selecione o espaço que sobrou

Não vou entrar em muitos detalhes sobre particionamento, já que isso poderia gerar um único artigo inteiro até que eu pudesse explicar todos os detalhes. Mas no geral, você pode criar uma única partição para a raiz do Ubuntu, ou seja “/”.

Faça conforme mostro na imagem abaixo e dê continuidade à leitura.

Crie uma partição com o restante do HD

Verifique se a partição que você escolheu por último (para a raiz) está selecionada e dê continuidade à instalação;

Verifique se a partição correta está selecionada

Confirme para escrever as mudanças no seu HD;

Confirme as mudanças

Agora teremos uma série de configurações pessoais, como fuso horário, teclado e usuário e senha. Veja nas imagens a seguir:

Fuso horário

Seu teclado

Usuário e senha

Depois de continuar, aguarde até que a instalação termine. Após a reinicialização do computador, você deverá cair no menu para escolha do sistema operacional que irá iniciar; escolha o Ubuntu e pronto:

Iniciar Ubuntu

Agora você fez um dual-boot entre Windows e Ubuntu.

Screenshot_15

Ubuntu iniciado

Para iniciar o Windows, reinicie o computador e escolha a opção referente no menu inicial.

Iniciando o Windows

E ele será iniciado normalmente;

Windows 10 iniciado