SSH Tunnel - Acessar diretamente em um servidor linux no DCOMP (windows)

Esse tutorial é muito útil quando você deseja acessar um recurso de um servidor do DCOMP diretamente a partir de seu computador pessoal em uma rede fora da universidade.

 Em uma conexão SSH normal é necessário fazer a conexão SSH com o servidor login.dcomp.ufsj.edu.br e em seguida outra conexão SSH com o servidor destino dentro do DCOMP, no mesmo terminal da primeira conexão.

 A conexão SSH com túnel é mais flexível pois a partir de seu computador pessoal você estará habilitado para conectar de forma direta os recursos de um servidor dentro do DCOMP. Para os passos que se seguem consideramos que você já tenha sua chave pública cadastrada no CRC do DCOMP e esteja habilitado a acessar o servidor login.dcomp.ufsj.edu.br (caso ainda tenha dúvidas a esse assunto confira os tutoriais disponíveis no site https://dcomp.ufsj.edu.br/centro-de-recursos/tutoriais ). Para fazer o túnel usamos a seguinte variação na conexão SSH:

ssh -L porta-emulada:servidor-destino:porta-destino Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 Exemplo: vou criar um túnel para acessar a porta 22 do servidor de destino diretamente do seu computador pessoal Windows:

  1. Através de seu programa de terminal digite o seguinte comando:
    1. ssh -L 40022:servidor.dcomp:22 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  2. Em outra janela de terminal você pode acessar a porta 22 do servidor de destino que foi emulada na porta 40022 em seu computador pessoal:
    1. ssh fulano@127.0.0.1 -p 40022

 Segue abaixo uma imagem explicativa desse exemplo.

 

Campus Tancredo de Almeida Neves CTAN - Prédio da Computação - Sala 3.01A

 

Rodovia BR-494, Vila São Paulo (Fábricas) - CEP: 36301-360 - São João del-Rei/MG

 

(32) 3379-4935

 

dcomp@ufsj.edu.br

Newsletter

Cadastre seu e-mail e se mantenha informado sobre nossas atualizações.

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário