Projetos de Pesquisa

Índice

 

Projetos atuais

Incorporando Modelos de Conhecimento a Algoritmos de Mineração de Dados Escaláveis

Descrição:
O objetivo geral desse projeto é melhorar algoritmos de mineração de dados, em particular mineração de textos e grafos por meio da exploração de modelos de conhecimento para aumentar sua efetividade e paralelização, de tal que forma que eles possam escalar melhor.

Situação: Início em 2010 – Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Coordenador: Wagner Meira.

Integrantes:

  • Marcos Gonçalves;
  • Dorgival Guedes;
  • Renato Ferreira;
  • Gisele Lobo Pappa;
  • Jugurta Lisboa Filho;
  • Leonardo Chaves Dutra da Rocha.

Financiador(es): FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

Cooperação: Instituto National de Recherche en Informatique et en Automatique.

Desenvolvimento de um sistema para a produção de energia limpa, de baixo custo, acoplado à rede elétrica

Descrição:
O objetivo do projeto é a construção de três módulos de motores Stirling Modificados Solares MSSM, totalmente nacional, que possam gerar energia elétrica a partir do incidencia solar. Além disto, esta energia gerada será acoplada a rede eletrica da FIAT.

Situação: Início em 2010 – Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Coordenador: José Paulo Rodrigues Furtado de Mendonça.

Integrantes:

  • Hilton de Oliveira MotaCarlos Augusto Duque;
  • Integrante / Pedro Gomes Barbosa;
  • Leonardo Chaves Dutra da Rocha.

Financiador(es): FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

Modelos e Algoritmos Temporais para Aplicações Web (Comércio Eletrônico e Recuperação de Informação)

Descrição:
O objetivo desse projeto é propor novos modelos e algoritmos de mineração de dados para aplicá-los em caracterização e previsão de aplicações Web, mais especificamente a aplicações de comércio eletrônico e recuperação de informação. Esses modelos e algoritmos devem ser capazes de identificar os diferentes contextos temporais associados às interações entre os usuários e os serviços Web, assim como os efeitos dessas interações, com o objetivo de melhorar o desempenho e a eficácia desses serviços, onde contextos temporais são definidos como os períodos de estabilidade dessas interações (momentos em que as características da interação sejam invariantes). Estudos anteriores permitem-nos considerar que tais momentos de invariância são semanticamente mais consistentes para tarefas de caracterização e predição dos indivíduos e suas relações. Entretanto, é importante destacar que definir a duração e as dimensões que compõem a estabilidade temporal é um desafio, uma vez que tais fatores variam entre os diversos tipo de aplicação e dependem de objetivos específicos de cada uma delas.

Situação: Início em 2009 – Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Coordenador: Leonardo Chaves Dutra da Rocha

Alunos envolvidos: Graduação (3), Mestrado acadêmico (1), Doutorado (1).

Integrantes:

  • Elisa Tuler de Albergaria;
  • Marcos Gonçalves;
  • Meira, Wagner;
  • Leonardo José Silvestre.

Financiador(es): FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

Modelos e Algoritmos Temporais para Aplicações Web (Redes Sociais)

Descrição:
O objetivo desse projeto é propor novos modelos e algoritmos de mineração de dados para aplicá-los em caracterização e previsão de aplicações Web, mais especificamente a aplicações de redes sociais. Esses modelos e algoritmos devem ser capazes de identificar os diferentes contextos temporais associados às interações entre os usuários e os serviços Web, assim como os efeitos dessas interações, com o objetivo de melhorar o desempenho e a eficácia desses serviços, onde contextos temporais são definidos como os períodos de estabilidade dessas interações (momentos em que as características da interação sejam invariantes). Estudos anteriores permitem-nos considerar que tais momentos de invariância são semanticamente mais consistentes para tarefas de caracterização e predição dos indivíduos e suas relações. Entretanto, é importante destacar que definir a duração e as dimensões que compõem a estabilidade temporal é um desafio, uma vez que tais fatores variam entre os diversos tipo de aplicação e dependem de objetivos específicos de cada uma delas.

Situação: Início em 2009 – Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação (2); Mestrado acadêmico (1), Doutorado (1).

Coordenador: Leonardo Chaves Dutra da Rocha.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

CNPq-CTInfo Infoweb

Descrição:
Este projeto visa desenvolver novos métodos e ferramentas para tratamento de informação existente em grandes repositórios de dados e coleções de documentos disponíveis na Web. O projeto pretende gerar soluções para diversos problemas relacionados ao tratamento de informação, tais como classificação de texto, mineração de dados a partir de fontes não estruturadas, integração de dados de fontes heterogêneas, enriquecimento semântico de dados, indexação e busca, dentre outros.

Situação: Início em 2008 – Em andamento.

Natureza: Desenvolvimento.

Coordenador: Nívio Ziviani.

Integrantes:

  • Wagner Meira;
  • Leonardo Chaves Dutra da Rocha.

Projetos passados

INCTWeb – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web

Descrição:
O INCT para Web é uma rede integrada de pesquisadores de quatro instituições, coordenada pelo prof. Virgilio Almeida, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. A Web é o maior sistema de informação e comunicação já construído, e interfere de forma significativa nas atividades humanas. O INCT Web foi criado para projetar e desenvolver sistemas, tecnologias e aplicações que permitam explorar as possibilidades de uso da Web no futuro de forma benéfica para a sociedade. O INCT Web visa estudar e entender os fundamentos científicos e tecnológicos da Web, bem como suas repercussões sociais, para propor e desenvolver sistemas e tecnologias que poderão compor a Web do futuro.

Situação: Início em 2008 – Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Coordenador: Virgilio Augusto Fernades de Almeida.

Integrantes:

  • Marcos Gonçalves;
  • Adriano Pereira;
  • Wagner Meira;
  • Nívio Ziviani;
  • Dorgival Guedes;
  • Gisele Lobo Pappa;
  • Alberto Henrique Frade Laender;
  • Leonardo Chaves Dutra da Rocha;
  • Rafael Sachetto Oliveira.

Financiador(es):

  • CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
  • FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Auxílio financeiro.

Uso de Multivisões em Modelos e Algoritmos de Gerência de Dados na Web

Descrição:
O objetivo desse projeto de pesquisa é propor novos modelos e lgoritmos de mineração de dados capazes de explorar as diversas visões em que os dados são disponibilizados, bem como seus complexos relacionamentos (e.g., em bibliotecas digitais podemos considerar as informações explícitas nos documentos, bem como as implícitas contidas na rede de citação e colaboração entre autores), permitindo, dessa forma, tanto uma organização quanto uma recomendação mais precisa de informação, buscando a satisfação dos interesses dos usuários. Mais especificamente, o foco principal do corrente projeto consiste na elaboração de novos modelos e algoritmos para classificação automática e recomendação de dados, que considerem as diversas visões dos dados e seus relacionamentos. Para que haja utilidade prática, esses modelos e algoritmos devem considerar aspectos intrínsecos dos dados reais que afetam negativamente modelos previamente propostos na literatura, tais como (1) qualidade da informação, (2) evolução temporal e (3) desbalanceamento e esparsidade de dados

Situação: Janeiro/2011 à Março/2014.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: 6 professores, 4 alunos de iniciação, 1 aluno de mestrado e 2 de doutorado.

Avaliação da usabilidade e acessibilidade do Portal da Universidade Federal de São João Del-Rei – Uma ênfase às necessidades do usuário

Descrição:
Esse trabalho teve como objetivo avaliar a usabilidade e acessibilidade do Portal da Universidade Federal de São João Del-Rei, oferecendo aos seus usuários uma maior possibilidade de localização e acesso às informações disponíveis.

Situação: Início em 2010 – Conclusão em 2011.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação (4).

Coordenador: Elisa Tuler de Albergaria.

Integrantes:

  • Amanda Cristina Albano Gonçalves;
  • Cristiane Neri Nobre;
  • Jefferson Alves Venâncio Maia;
  • Paulo José Oliveira Amaro;
  • Thomaz Yuji Baba;

Financiador(es): Universidade Federal de São João Del-Rei – Bolsa.

Identificação de Sítios de Início de tradução de Proteínas utilizando Support Vector Machine

Descrição:
Esse trabalho visou identificar o Sítio de Início de Tradução de Proteínas por meio do uso de Support Vector Machine SVM a partir de uma molécula de mRNA.

Situação: Início em 2010 – Conclusão em 2011.

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação (1).

Coordenador: Cristiane Neri Nobre.

Integrantes:

  • Felipe Carvalho de Souza Teixeira.

Financiador(es): UFSJ – Universidade Federal de São João Del-Rei.

O Uso do Software Geogebra no Ensino de Geometria Analítica

Descrição:
O uso de novas tecnologias no ensino tem provocado profundas alterações no processo de ensino-aprendizagem. A introdução de sistemas computacionais em disciplinas relacionadas à matemática, na maioria das vezes, proporciona um melhor entendimento dos conceitos, frequentemente considerados abstratos por parte dos alunos. Por meio de softwares educativos é possível que os alunos experimentem, interpretem, visualizem, conjecturem, abstraiam, generalizam e demonstrem os conceitos matemáticos de uma forma mais simples que a abordagem adotada no ensino tradicional. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo utilizar o software geogebra, um sistema de matemática dinâmica, para trabalhar os conceitos de Geometria Analítica no primeiro período do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de São João del-Rei.

Situação: agosto de 2011 à julho de 2012

Natureza: Pesquisa.

Coordenador: Cristiane Neri Nobre.

Integrantes:

  • Matheus Felipe Marques da Silva(orientado)
  • Carolina Ribeiro Xavier
  • Hilton de Oliveira Mota
  • Fábio Matos
  • Vinícius da Fonseca Vieira

O software R pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem de Estatística e Probabilidade? Uma investigação no Curso de Ciência da Computação da UFSJ

Descrição:
A disciplina “Estatística e Probabilidade” nos tempos atuais é muito importante para a formação acadêmica do discente, pois envolve a manipulação de dados para fundamentar conclusões que são relevantes para a sua vida acadêmica, além de ser importante também para o mercado de trabalho. Porém, essa formação muitas vezes é comprometida pela dificuldade que os alunos encontram em entender a essência do conteúdo (pela dificuldade em visualizar conjecturar ou interpretar os dados), resultando, muitas vezes, na desistência da unidade curricular. É neste contexto que este trabalho propõe adotar o software R como ferramenta de ensino-aprendizagem e verificar se contribuirá para as dificuldades dos alunos em Estatística.

Situação: agosto de 2011 à julho de 2012

Natureza: Pesquisa.

Coordenador: Cristiane Neri Nobre.

Integrantes:

  • Lucivânia Ester da Costa (orientada)
  • Carolina Ribeiro Xavier
  • Hilton de Oliveira Mota
  • Marcos Oliveira
  • Vinícius da Fonseca Vieira

Avaliação do Moodle sob a perspectiva de usabilidade e funcionalidade do sistema um caso especial da interface que dá suporte aos alunos do Núcleo de Educação à Distância (NEAD) da Universidade Federal de São João del-Rei

Descrição:
Esse projeto visa avaliar, quanto aos critérios de usabilidade e funcionalidade, a interface desenvolvida pelo NEAD, sobre o ambiente Moodle, para atender os cursos à distância que são regularmente oferecidos pela UFSJ. A avaliação será feita com base na visão do usuário final (o que faz o curso) e do tutor (que auxilia os alunos).

Situação: agosto de 2011 à julho de 2012

Natureza: Pesquisa.

Coordenador: Cristiane Neri Nobre.

Integrantes:

  • Renan Pereira Araujo (orientado)
  • Leonardo José Silvestre

O uso do software R como ferramenta de ensino-aprendizagem da disciplina de Cálculo I – um estudo de caso em uma turma do primeiro período do curso de Ciência da Computação da UFSJ

Descrição:
Este projeto propõe avaliar a utilização do Software R no ensino de Cálculo I no curso de Ciência da Computação (CC) da Universidade Federal de São João del-Rei. Esse software será analisado e avaliado dando-se ênfase à sua capacidade de apresentar recursos para práticas pedagógicas que colocam o aluno no papel de sujeito da ação. A aprendizagem nesta perspectiva depende de ações que se caracterizam em experimentar, interpretar, visualizar, induzir, conjeturar, abstrair, generalizar, demonstrar. É o aluno agindo, diferentemente de seu papel passivo frente a uma apresentação discursiva por parte do professor.

Situação: agosto de 2011 à julho de 2012

Natureza: Pesquisa.

Coordenador: Cristiane Neri Nobre.

Integrantes:

  • Mônica Neli de Resende (orientada)
  • Carolina Ribeiro Xavier
  • Hilton de Oliveira Mota
  • Rejane Correa da Rocha
  • Vinícius da Fonseca Vieira

O Uso de Support Vector Machine na Predição de Função de Proteínas

Descrição:
Esse projeto destina-se à previsão da função da proteína a partir da análise conjunta da estrutura primária e secundária utilizando-se o classificador Support Vector Machine.

Situação: agosto de 2011 à julho de 2012

Natureza: Pesquisa.

Coordenador: Cristiane Neri Nobre.

Integrantes:

  • Walkíria Karla Resende (orientada)
  • Carlos Henrique da Silveira
  • Carolina Ribeiro Xavier
  • Iara Freitas Lopes
  • José Miguel Ortega
  • Leonardo José Silvestre
  • Luciano Rivaroli
  • Vinícius da Fonseca Vieira
  • Tipo de projeto:
    CNPQ.

    Identificação de elementos transponíveis nos organismos Schistosoma mansoni e Homo sapiens

    Descrição:
    Este trabalho visa identificar e analisar os elementos transponíveis já conhecidos nos organismos Homo sapiens e Shistosoma mansoni, além da investigação de novos elementos ainda não publicados e a investigação de eventos de transferência horizontal.

    Situação: março de 2011 à março de 2012

    Natureza: Pesquisa.

    Coordenador: Cristiane Neri Nobre.

    Integrantes:

    • Thiago Peixoto Leal (orientado)
    • Luciano Rivaroli
    • Tipo de projeto:
      PIIC

    Análise da Similaridade Genética e Estrutural do Receptor de Transferrina em Tripanossomatídeos e Hospedeiros

    Situação: março de 2011 à março de 2012

    Natureza: Pesquisa.

    Coordenador: Luciano Rivaroli.

    Integrantes:

    • Renata Andrade Ávila (orientada)
    • Cristiane Neri Nobre
    • Tipo de projeto:
      PIIC

    Predição de Sítios de Início de Tradução de Proteínas utilizando uma abordagem paralela e distribuída.

    Descrição:
    Este projeto visa implementar os métodos desenvolvidos para previsão de Sítio de Início de Tradução de Proteínas utilizando uma abordagem paralela e distribuída.

    Situação:julho de 2009 à julho de 2012

    Natureza: Pesquisa.

    Coordenador: Henrique Cota de Freitas.

    Integrantes:

    • Laerte Mateus Rodrigues (orientado)
    • Luis Enrique Zárate
    • Cristiane Neri Nobre (co-orientador)
    • Tipo de projeto:
      Mestrado

    Metodologia para previsão de sítio de inicio de tradução de proteínas em seqüências de mRNA

    Descrição:
    O projeto visou desenvolver uma metodologia de trabalho para a predição de Sítios de Início de Tradução em Proteínas focando em aspectos de balanceamento de classes.

    Situação: dezembro de 2009 à dezembro de 2011

    Natureza: Pesquisa.

    Coordenador: Luis Enrique Zárate.

    Integrantes:

    • Lívia Márcia Silva (orientada)
    • Cristiane Neri Nobre (co-orientador)
    • Tipo de projeto:
      Mestrado

    Diagnóstico da Integração e Adequação dos Módulos REDS (Registro de ocorrências de Defesa Social) e CAD (Controle de Atendimento e Despacho) do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS) do Estado de Minas Gerais

    Descrição:
    Este projeto objetivou avaliar os sistemas REDS (Registro de Eventos de Defesa Social) e CAD (Controle de Atendimento e Despacho) do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS) do Estado de Minas Gerais quanto à usabilidade.

    Situação: outubro de 2009 à abril de 2010

    Natureza: Pesquisa.

    Integrantes:

    • Kênia Carolina Gonçalves
    • Marcos Paulo Machado
    • Paulo Henrique Nonaka
    • Cristiane Neri Nobre
    • Elisa Tuler de Albergaria
    • Financiador:
      Secretaria de Estado da Defesa Social de Minas Gerais

    Processo de Ensino-Aprendizagem de Biotecnologia Mediada por Softwares Educativos

    Descrição:
    O projeto visa produzir um material didático, na forma de um software educativo, que auxilie no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos atualizados referentes à biotecnologia para o ensino médio. O uso de softwares educativos permitirá uma interação diferenciada entre professores, estudantes e o conteúdo em si. Os pesquisadores envolvidos buscam com o desenvolvimento deste projeto, além de difundir os conhecimentos acadêmicos desenvolvidos em suas respectivas áreas de pesquisa, demonstrar aos estudantes do ensino médio como o conhecimento produzido na Universidade e em outros Centros de Pesquisa, mais especificamente no que se refere à biotecnologia, interfere de diversas formas no nosso cotidiano.

    Situação: fevereiro de 2012 à dezembro de 2013

    Natureza: Pesquisa e extensão

    Natureza: Iara Freitas Lopes

    Integrantes:

    • Luciano Rivaroli
    • Cristiane Neri Nobre
    • Financiador:
      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

     

Comments are closed.

22 de outubro de 2012 - 13:58Imprimir essa página Imprimir essa página