Além da inteligência artificial: semana será imersiva na Computação

Fonte: ASCOM

De 28 de agosto a 1º de setembro, acontece a oitava edição da Semana da Computação (SECOMP), evento promovido pelo curso de Ciências da Computação da UFSJ. Serão cinco dias de muito aprendizado, trocas de experiências, diversão e oportunidades. Sob o tema Além da inteligência artificial, serão oferecidas palestras que discutirão os caminhos e a utilização dessa ferramenta presente na atualidade, assim como a perspectiva profissional pós-faculdade.

Na programação, destaque para os minicursos: Segurança da informação; Redes Neurais Artificiais – direto ao ponto; Noções de HTML e CSS; Aplicação de algoritmos de Aprendizado de Máquina utilizando Python; A linguagem Rust e sua capacidade de abstração; e Pesquisa Operacional e suas utilizações no mundo real. Cada minicurso tem duração de quatro horas e serão realizados na parte da manhã dos dias 30 e 31 de agosto. Os alunos poderão participar de um por dia. A taxa de inscrição é de R$ 5 por minicurso e as vagas são limitadas.

WOCTA
No dia 29, como evento associado à SECOMP, será realizado o Workshop de Computação Teórica e Aplicada (WOCTA), que contará com a exibição de trabalhos selecionados de pesquisadores e profissionais da área, um painel para discussão sobre parcerias público-privadas com a Câmara Empresarial de Negócios Digitais de São João del-Rei e uma palestra sobre as novas fronteiras da digitalização da economia brasileira com o Real Digital.

Intitulada O Real Digital como catalisador de inovação: desbravando novas fronteiras tecnológicas com Blockchain, Smart Contracts e Tokenização no sistema financeiro brasileiro, a palestra será conduzida por Bruno Grossi, um dos pioneiros na área, sendo o primeiro a apresentar publicamente uma proposta de implementação para os protocolos estabelecidos pela comissão liderada pelo Banco Central do Brasil.

De acordo com o organizador do WOCTA e professor no Departamento de Ciência da Computação da UFSJ, Darlinton Carvalho, a palestra, “nesse momento que estamos hoje na tecnologia, vai ser importante e acessível não só para quem é da Computação, como também para alunos da Economia, Administração, Contabilidade, pois todas essas áreas serão fortemente impactadas pelo Drex.”

SECOMP
Outras palestras e minicursos também podem ser acompanhados por quem não entende muito de programação, mas quer ficar por dentro das novidades. O professor Darlinton destaca a oficina sobre segurança digital, ministrada por Sidney Giovanni Simas, que “vai fazer um treinamento para quem não sabe nada da área da segurança da informação. Assim, até aluno que está chegando no curso de Computação e tem conhecimento básico já consegue entender todos os passos de vulnerabilidades envolvidas em um sistema de TI.”

Apesar de ser um evento pensado para os alunos da Computação, é possível estabelecer pontes com outras áreas, profissionais e instituições, como é o caso da palestra de abertura, Interação humano-robô na era da Inteligência Artificial Generativa, em que o professor André Salgado (UFLA) abordará, na segunda, 28, às 10h, na sala 2.11 (prédio principal do CTAN), suas experiências de pesquisa desenvolvidas na vizinha Universidade Federal de Lavras.

Inscrições
Para participar das palestras, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da SECOMP até o dia 1º de setembro. Além disso, você também pode se inscrever no Hackfest, que encerrará o evento com uma variedade de competições, como truco, just dance e karaokê.

Campus Tancredo de Almeida Neves CTAN - Prédio da Computação - Sala 3.01A

Rodovia BR-494, Vila São Paulo (Fábricas) - CEP: 36301-360 - São João del-Rei/MG

dcomp@ufsj.edu.br

Cadastre seu e-mail e se mantenha informado sobre nossas atualizações.